segunda-feira, 22 de junho de 2009

Revivendo e Construindo a minha historia de leitora

Sem mesmo saber ler e escrever “direitinho”, já apreciava o mundo de histórias, de recontar e enfeitar as bela histórias ouvidas por meus avós, pais, tios, vizinho e etc. As lendas (estórias de trancoso), as brincadeiras, as crenças, tudo isso foram fatores determinantes para aguçar-me ao mundo das letras.
Impossível lembrar esse tempo maravilhoso sem o carinho e paciência da professora Telma, na escola Mariano. A liberdade, o entendimento, o poder brincar, cantar, dançar, jogar, sem brigas... Por outro lado tinha a escola no contra turno particular da professora Pureza, para aprender mais como dizia meu pai. Que tormento! Ter que decorar tudo na ponta da língua, conceituar, como por exemplo, substantivos com suas classificações, sem nada entender; mais era uma “menina sabida”, pela capacidade de decorar, sem perder uma palavra. O que palmatória não fazia!
Ler, além das grandes narrativas dos livros didáticos, não lembro de ter feito no primário, também não me foi cobrado. Curti muito a minha querida escola Mariano. Por vontade de meu pai, sai aos onze anos para fazer a quarta série na escola Independência - Araripina-PE. Lembro do meu sofrimento, da saudade que sentia de minha mãe, chorava e até sentia o seu cheiro!
Com a força e determinação da professora Jandira suportei, foi despertado em mim, a vontade de vencer e os livros foram meus companheiros. Aprendi e aliviei-me do sofrimento. A Moreninha, O Pequeno Príncipe, Olhai os Lírios do Campo, entre outros são recordações marcantes na minha memória.
Os livros em nossos dias não são mais objetos de elite; as nossas escolas estão cheias desses bons amigos, como exemplo cito a literatura em minha casa, tamanha riqueza, muitas vezes escondida, encaixada, trancada, empoeirada... As grandes oportunidades de despertar o gosto pela leitura estão em nossas mãos, porém ainda são consideradas para muitos uma muralha que precisamos ir além, transpor.
Vejo como educadora, o poder da formação do ser humano, apesar das grandes oportunidades, fracasso. Fica aqui o meu apelo, somos o que conhecemos, sabemos e valorizamos. Ler é uma trilha, um caminho de descobertas ainda pouco explorado.





Marcolândia(PI), 18 de junho de 2009.
Luizete Eva de Sousa Carvalho - Professora Formadora do GESTAR II – Língua Portuguesa – Marcolândia, Padre Marcos e Simões PI.

Um comentário:

  1. Que história, hein?! Eu quero saber dessas lendas de trancoso! Ah, e quero fotos nesse blog, moça!

    Beijo beijo

    ResponderExcluir